Esse ano estou fazendo leituras conjuntas com meu sobrinho, com os livros incluídos em seu currículo escolar. Gente...como são deliciosos esses momentos. E olha que estamos fazendo a leitura virtualmente. O que é mais gratificante é ele comentar o livro e você perceber como a leitura foi rica. E ainda tirou 10 na prova!
Dessa vez, a leitura foi “Os Miseráveis” de Victor Hugo, na versão adaptada por Walcyr Carrasco (Infanto-Juvenil).
A obra faz uma crítica social, política e econômica da sociedade francesa do século XIX. A história inicia-se em meados de 1815 e termina por volta de 1834, descrevendo algumas revoltas que aconteceram na época, no rastro da Revolução Francesa e dos rescaldos do período Napoleônico. O autor busca mostrar a vida de pessoas miseráveis que viviam na França e como essas pessoas se relacionavam em sociedade naquele período, isto é, frente às situações conturbadas da época tais como a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo (1815) e os Motins de Junho de 1832.
Por tratar-se de uma adaptação, a linguagem é simples e de fácil compreensão, o que possibilita a leitura por pessoas de todas as idades.
Ainda não li a versão original, mas em breve vou corrigir este erro.
Este livro é ótima oportunidade para aproximar os jovens ao hábito da leitura. Ainda esse ano vamos ler: “Um estudo em vermelho, de Sherlock Holmes”, de Arthur C. Doyle, e “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare.
#livrofilos #victorhugo #osmiseraveis #literaturainfantojuvenil # classicos # literaturaclassica
Sigam-nos no @instagram: @livrofilos
Comentários
Postar um comentário