Pular para o conteúdo principal

Curiosidades dos Elfos - Personagens de J.R.R.Tolkien

 

Os Elfos

Elfos, auto-denominados Quendi, são uma das raças da Terra Média, baseados nas criaturas lendárias da Mitologia nórdica. São uma raça que, juntamente com os homens formam os "Filhos de Ilúvatar". Eles aparecem em O Hobbit e O Senhor dos Anéis, mas a sua história complexa é descrito mais detalhadamente em O Silmarillion

Os primeiros Elfos foram: Ingwë – Finwë – Olmë - Elwë

 

Finwë

Foi o primeiro Alto Rei dos Noldor que levou seu povo para a jornada da Terra-média para Valinor no reino abençoado de Aman.

1ª esposa – Miriel  (filho – Fëanor) – morta pelo Gothmog (Senhor dos Balrogs)

2ª esposa – Indis (filhos -Fingolfin – Finarfin -  Findis e Irimë.)

 Filhos

Fëanor (Espirito de Fogo – Curunfenwe)

Habilidoso tanto com as palavras quanto com as mãos, era um artesão de renome e um guerreiro fabuloso

– Criou as Silmarils (originalmente chamadas Silmarilli em quenya, também conhecidas como as Jóias de Fëanor). Eram três grandes jóias feitas em Valinor, no qual Fëanor aprisionou a luz emanadas das duas Grandes Árvores, Laurelin e Telperion antes que estas fossem destruídas. Eles estavam entre as mais premiadas de todas as maravilhas criadas pelos Elfos e eram cobiçadas por muitos.

Casou-se com Nerdanel e teve os seguintes filhos:

Amras

Maedhros (O Alto)

Maglor (O Cantor)

Celegorm (O Louro)

Caranthir (O Moreno)

Curufin (O Habilidoso)

Amrod

 Melkor roubou as Silmarils e assassinou Finwë (seu pai). Neste momento Fëanor amaldiçoou Melkor, chamando-lhe de Morgoth, O Sinistro Inimigo do Mundo.

Fëanor fez um juramento terrível, com seus sete filhos a seu lado. Juraram perseguir até o fim do mundo com sua vingança, focados no ódio para com qualquer vala, demônio, elfo, homem ou qualquer criatura, grande ou pequena, boa ou má, que viesse a surgir até o final dos tempos, quem quer que segurasse, tomasse ou guardasse uma Silmaril, impedindo que eles dela se apoderassem.

Fingolfin - Ele era o filho mais velho de Finwë e Indis, irmão mais novo de Findis, irmão mais velho de Irimë e Finarfin, e o meio-irmão mais novo de Fëanor. Ele fundou a Casa de Fingolfin, que governou os Noldor na Terra-média. Dizia-se que Fingolfin era o mais forte, mais sábio e mais valente dos filhos de Finwë.

Sua esposa era Anairë e seus filhos eram:

Teve os seguintes Filhos:

Fingon (Gil-Galad)

Turgon (Senhor de Godolin) – ascendente de Elrond (Arwen) e Elros (Aragorn)

Aredhel (A Branca)

 

Finarfin

Era dito que era o mais justo e sábio entre os filhos de Finwë.  Como todos os filhos de Finwë, Finarfin fundou sua própria casa real. Exclusivamente entre os Ñoldor, ele e seus descendentes tinham cabelos dourados herdados de sua mãe Indis, assim sua casa às vezes era chamada de "A Casa Dourada de Finarfin"

Era casado com Earwen e seus filhos eram:

- Finrod ou Felagund

- Angrod

- Aegnor

- Galadriel

 

Findis

Filha de Finwë, o Rei dos Noldor e Indis, sua segunda esposa. O nome de Findis é uma combinação dos nomes de seus pais.

Durante o Exílio dos Noldor ela permaneceu com Indis e seu irmão mais novo Finarfin em Valinor, onde ela aparentemente morou desde então.

Írimë era uma Elfa Noldorin. Ela era a terceira filha (e segunda filha) de Finwë, Rei dos Noldor, e Indis, sua segunda esposa. Ela era a irmã de Findis, Fingolfin e Finarfin, bem como a meia-irmã de Fëanor.

Olwë

Olwë, era o rei dos elfos Telerin de Aman, e irmão mais jovem de Elwë ou Elu Thingol, rei de Doriath. Seu outro irmão era Elmë.

Thingol e Olwë eram senhores do terceiro clã de elfos, os Teleri, e juntos eles lideraram seu povo do Cuiviénen até Aman. No entanto, Thingol desapareceu no caminho. Depois de anos de procura, Olwë finalmente deixou Beleriand e liderou seu povo a Valinor.

Olwë tornou-se rei de Alqualondë. Sua filha Eärwen casou-se com Finarfin (pais de Galadriel),. Além de Eärwen teve muitos outros filhos.

 

 Ingwë

Primeiro do Elfos a viajar para Valinor com Oromë, Ingwë amou sua beleza e felicidade e, retornando ao seu povo, exortou-os a empreender uma jornada para Aman. Ele e seus parentes fizeram a jornada, ficaram fascinados com os Valar e decidiram não retornar à Terra-média. Ingwë era considerado o Grande Rei de todos os Eldalië, os Elfos da Grande Jornada, e por isso era chamado de Ingwë Ingweron; o "Chefe dos Chefes". Ele viveu em Taniquetil, governando sob Manwë Alto Rei de Arda.

Ingwë nunca pisou na Terra-média depois que começou a viver em Taniquetil.

 

Elwë (Thingol)

Thingol é um dos três chefes dos Elfos que partiram de Cuiviénen com Oromë como embaixadores de Valinor, e que mais tarde se tornaram Reis. Ao retornar, ele persuadiu muitos de seus parentes, os Nelyar, a segui-lo de volta a Valinor. Este hospedeiro ficou conhecido como o Teleri. Mais tarde, ele conheceu Melian, a Maia, e se apaixonou por ela. Eles tiveram uma filha, Lúthien, que por sua vez se apaixonou pelo mortal Homem Beren. Desaprovando seu relacionamento, Thingol estabeleceu inúmeras missões que ele achava impossíveis para Beren, para impedi-lo de se casar com Lúthien. Uma delas era recuperar uma das Silmarils da coroa do Lorde das Trevas Morgoth; mas mesmo essa busca foi bem-sucedida.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A velhinha da Caxangá

A princípio, ela não chama atenção: uma velhinha quieta num ponto de ônibus. É muito magra, ligeiramente encurvada, pele alva, rosto vincado por inúmeras rugas, cabelos brancos arrumados num coque. Sempre com os ombros coberto por um xale sem estampas, veste-se como se estivesse de luto e carrega uma sombrinha escura. Quem diria que essa figura aparentemente frágil poderia deixar em pânico motoristas e pedestres nas noite caladas da Avenida Caxangá? Antes de prosseguir com o relato medonho, cabe falar um pouco da história daquele lugar. O nome vem do Padre Francisco Pereira Lopes Caxangá que, no século XVIII, comprou terras naquela área distante do Centro do Recife e deu início a uma povoação. Em 1843, foi aberto o primeiro trecho da Avenida Caxangá – via que só recebeu calçamento na metade do século XX. Em 1966, foi alargada para se tornar uma das avenidas mais movimentadas da capital pernambucana. Com o passar dos anos, ganhou um trânsito intenso porque se tornou caminho para vár

“Corte de Gelo e Estrelas” - Sarah J. Maas

"Corte de Gelo e Estrelas" é um spin-off que traz um epílogo estendido de “Corte de Espinhos e Rosas” que mostra como Feyre e seu círculo íntimo estão se saindo após o fim da guerra. Com ação mínima, também serve como uma pausa antes da sequência inevitavelmente acelerada e cheia de ação de “Corte de Chamas Prateadas”. Embora este livro não seja tão envolvente quanto os três livros anteriores, gostei dele pelo vislumbre da vida cotidiana dos personagens que ele proporcionou. Este livro também estabelece as bases para o próximo livro, sugerindo uma série de histórias que podem ser tratadas tanto no próximo como em outros que por ventura sejam escritos. A mais intrigante dessas tramas potenciais está relacionada a Cassian e Nestha. Os eventos do último livro deixam claro que os dois ainda têm sentimentos um pelo outro, o que vamos comprovar com o livro “Corte de Chamas Prateadas”. Outra possível trama é um triângulo amoroso de Lucien, Azriel e Elain (NÃO!!!!! NÃO !!!!!!!). Pa

Todas as suas imperfeições - Colleen Hoover

  “Todas as suas Imperfeições” conta a história de como Quinn e Graham se conheceram, se apaixonaram, misturando o antes e o depois de seu casamento. A história é sensível, comovente e emocionante, apesar do tema central da história, que é a infertilidade da personagem principal e toda a angústia que o casal enfrenta por não conseguir ter o filho e o distanciamento deles por não conseguirem lidar com a frustação. Depois de anos de tentativas e muito dinheiro gasto, a relação dos dois está por um fio. Quinn não consegue falar sobre seus sentimentos. Culpa e desespero tomam conta dos seus dias, pois ser mãe sempre foi seu maior sonho, e antes mesmo de casarem, eles já planejavam isso. Agora ela se culpa por nunca conseguir dar isso a Graham. Ela se fecha para o marido e para o mundo, e não consegue se lembrar por quê um dia foram apaixonados. Foi angustiante perceber que, apesar deles se amarem muito, esse amor não estava sendo o suficiente para fazer com que continuassem seguindo em fre