Anne de Green Gables: Uma delícia de leitura para quem tem "imaginação".
O retrato imaginativo, impulsivo e inteligente da personagem Anne fornece uma imagem valiosa da infância. O livro segue a história da órfã Anne Shirley. Quando os irmãos Mateus e Marilla Cuthbert decidem adotar um menino para ajudar na fazenda, ao invés de chegar um menino, chega a falante e solitária Anne. O livro narra as muitas aventuras e percalços de Anne quando ela, Mateus e Marilla se tornam uma família.
Embora as convenções sociais da época signifiquem que Anne não executa o papel do garoto pretendido de trabalhar na fazenda, ela prova ser mais do que igual aos meninos através de sua inteligência aguçada. Anne está determinada a superar sua falta inicial de escolaridade para subir ao topo da classe. Ela estabelece uma rivalidade feroz com Gilbert Blythe, eventualmente batendo-o para receber o topo do ranking tanto na escola quanto na faculdade.
Anne valoriza a educação. Mesmo quando a Sra. Lynde diz que não "acredita em garotas indo para a faculdade com os homens", Anne discorda. Sua determinação mostra que seu desejo por modas femininas como mangas bufantes não é incompatível com inteligência, impulso e ambição. Quando ela recebe uma bolsa de estudos para a faculdade, ela é comparada mais uma vez com o garoto que ela deveria ser, só que desta vez em uma luz muito mais positiva. Matthew diz a ela: "Prefiro ter você do que uma dúzia de meninos, Anne [...] Não foi um garoto que levou a bolsa de estudos da Avery, foi? Era uma menina – minha menina – minha menina da qual me orgulho",', lembrando Anne de sua autoestima e do valor que ela trouxe aos Cuthberts.
Uma das minhas coisas favoritas sobre Anne é a importância que ela coloca na amizade, particularmente seu desejo por amigas. Ela está constantemente à procura de "espíritos semelhantes" e reconhece o potencial de amizade de todos. Sua relação próxima com sua "amiga do peito" Diana Barry é particularmente comovente, pois, apesar das diferenças das meninas, elas se apoiam em seus variados desejos e aventuras. Depois de 100 anos da 1a. Publicação, Anne ainda encanta a todos!
Sigam-nos no Instagram @livrofilos
Comentários
Postar um comentário