Frankenstein ou Prometeu Moderno foi escrito por Mary Shelley, sendo este um romance gótico de terror cuja história se passa na cidade de Londres.
Lançado originalmente em 1818, é tratado como a primeira obra de ficção científica do mundo. No livro, Victor Frankenstein é um estudante de ciências naturais que, em seu laboratório, criou um monstro. Assustado com sua criação, o médico acaba fugindo, deixando sua criatura à própria sorte. Revoltado, o monstro passa a perseguir seu criador até os confins do mundo, em busca de vingança.
Todos nós conhecemos a história, o que nem todos sabem é que Mary tinha apenas 21 anos quando lançou o maior sucesso de sua carreira, que lhe deu fama até o século XXI. Foi casada com o poeta romântico e filósofo Percy Bysshe Shelley, ajudando na divulgação de seu trabalho.
Mary e o seu futuro marido Percy foram passar o verão nas margens do Lago Léman, na Suíça, onde encontraram o amigo e escritor Lord Byron. Junto deles estava o também escritor John Polidori. Precisaram ficar por alguns dias em um ambiente fechado, devido as condições do clima, então liam histórias uns para os outros, principalmente de terror.
Byron então sugeriu que cada um deles escrevesse uma história sobre fantasmas.
Mary Shelley pensou em um cientista dando vida a uma criatura, e a partir disso desenvolveu as bases para a obra de Frankenstein. Foi também neste mesmo momento que Polidori escreveu “O Vampiro”, outra obra de grande valor literário e comercial.
Se vocês quiserem saber um pouquinho mais sobre a obra, eu e o professor Diógenes fizemos uma live sobre o livro. Ela está disponível no perfil do @profdiogenesamerico.
Instagram: @livrofilos
Comentários
Postar um comentário