Pular para o conteúdo principal

O Labirinto dos Espiritos - Carlos Ruiz Zafón

"O Labirinto dos Espíritos" é um romance escrito por Carlos Ruiz Zafón, sendo o último livro da série "O Cemitério dos Livros Esquecidos". Neste romance, o autor nos leva a uma trama complexa, repleta de mistério, intriga e um profundo amor pelos livros.

Gostaria de relembrar que esta saga pode ser lida individualmente e em qualquer ordem, embora meu conselho seja que sejam lidos em ordem cronológica. 

A história é inspirada na Espanha do General Franco e abrange os anos de 1920 a 1990, mas se concentrará principalmente entre os anos de 1939 a 1960. Neste livro somos apresentados à protagonista Alicia Gris, uma pesquisadora que, de vez em quando, presta os seus serviços à polícia em alguns casos em que parece haver um beco sem saída. Será apresentado diante de nós um enredo que começará em Madrid, quando as tramas dos três livros anteriores se passam em Barcelona. O livro começa com um caso que parece não ter nada a ver com os três livros anteriores, exceto pelo estranho personagem nomeado que apenas nos faz questionar o motivo de ele estar ali. A primeira metade do livro é mais focada neste caso, e dificilmente conseguimos ver os protagonistas dos anteriores. É a parte mais lenta do livro, o que não é chato. Mas é a partir da segunda metade que tudo começa a se vincular aos capítulos anteriores do autor e faz sua cabeça explodir com o quão complicado pode ser.

O cenário é sombrio, sinistro, onde ainda se respira o cheiro da guerra e da ditadura nos personagens, muitos derrotados pela vida, e claro, Zafón tem seu charme para fazer cada um dos personagens refletir essa situação de maneira diferente, criando um cenário cheio de personagens muito complexos. Da mesma forma, ele sabe aproveitar esse mesmo cenário para criar diálogos engraçados e divertidos, em particular, um dos personagens, e um dos meus favoritos desta saga, Fermín, é quem traz um pouco desse humor, trazendo um pouco de luz para toda a escuridão que envolve o livro. Claro que ele não é o único , mas ele é o mais notável para mim.

O livro não é o meu preferido da série, mas é um livro muito bom, com um enredo e cenário surpreendentes e que vale muito a pena ler. Poder descobrir toda a verdade por trás dos personagens e do final da saga vale muito a pena. 

Fica um gostinho de quero mais quando finalizamos a série.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Corte de Gelo e Estrelas” - Sarah J. Maas

"Corte de Gelo e Estrelas" é um spin-off que traz um epílogo estendido de “Corte de Espinhos e Rosas” que mostra como Feyre e seu círculo íntimo estão se saindo após o fim da guerra. Com ação mínima, também serve como uma pausa antes da sequência inevitavelmente acelerada e cheia de ação de “Corte de Chamas Prateadas”. Embora este livro não seja tão envolvente quanto os três livros anteriores, gostei dele pelo vislumbre da vida cotidiana dos personagens que ele proporcionou. Este livro também estabelece as bases para o próximo livro, sugerindo uma série de histórias que podem ser tratadas tanto no próximo como em outros que por ventura sejam escritos. A mais intrigante dessas tramas potenciais está relacionada a Cassian e Nestha. Os eventos do último livro deixam claro que os dois ainda têm sentimentos um pelo outro, o que vamos comprovar com o livro “Corte de Chamas Prateadas”. Outra possível trama é um triângulo amoroso de Lucien, Azriel e Elain (NÃO!!!!! NÃO !!!!!!!). Pa...

A Biblioteca Invisível - Genevieve Cogman

A Biblioteca Invisível é o que gosto de chamar de uma alegre leitura de domingo, um daqueles livros que posso pegar no meu café da manhã e ler em um único dia. Situada em um mundo de Terras alternativas, existe uma biblioteca entre mundos, sendo sua função coletar livros dos diversos mundos para manter o equilíbrio entre eles (Caos X Ordem). O caos é representado pelos Feéricos e a Ordem pelos Dragões.  Os funcionários da Biblioteca, chamados Bibliotecários, passam suas vidas sobrenaturalmente longas (dentro da Biblioteca o tempo não corre) vasculhando estes mundos em busca de cópias de livros que possam existir apenas num mundo, ou livros que sejam inerentemente importantes para determinado mundo alternativo, ou diferentes variações de livros.  No primeiro livro da série, a história gira em torno da bibliotecária Irene, que é enviada em uma missão para recuperar um livro único em um mundo infectado pelo Caos. No entanto, parece que não é só a Biblioteca que quer este livro, o...

“A Mais Bela de todas: A história da Rainha Má” - Serena Valentino

“A Mais Bela de todas: A história da Rainha Má” é um romance de Serena Valentino que conta a história da grande vilã de conto de fadas, a Rainha Má da Branca de Neve. O romance começa com o encontro da rainha Má com o Rei, pai da Branca de Neve, seu casamento e a relação entre a Rainha e Branca de Neve. A história apresenta o declínio da Rainha às trevas, sua obsessão pela beleza e sua transformação na governante perversa que conhecemos da história original. Ao longo do caminho, o livro apresenta vários elementos e personagens mágicos que moldam a jornada da Rainha. Embora não seja o foco principal, a presença da Branca de Neve é sentida ao longo da história como o catalisador para as ações da Rainha. É apresentado o Espelho Mágico, um artefato que desempenha um papel crucial na busca da Rainha por beleza e poder e explica quem é o homem por detrás do espelho. Apesar do livro seja inspirado no conto de fadas da Branca de Neve, ele diverge significativamente ao fornece...