Pular para o conteúdo principal

A sombra do vento - Carlos Ruiz Zafón

Traduzido para 36 idiomas diferentes, “A Sombra do Vento”, do autor Carlos Ruiz Zafón é considerada “uma das grandes revelações literárias dos últimos tempos” e é o início de uma grande saga: “O Cemitério dos Livros Esquecidos”. Os quatro romances interligados desta saga podem ser apreciados de forma independente e lidos em qualquer sequência, mas recomendo ler na ordem de publicação. 

No livro, mergulhamos numa Barcelona misteriosa que explora o seu lado mais gótico, numa história que acompanha a guerra civil espanhola até o final da 2ª Guerra Mundial. Ali acompanharemos Daniel Sempere, filho de um livreiro da rua Santa Anna, que desde pequeno sonhava ser romancista, deslumbrado com uma caneta que viu numa loja e que supostamente pertenceu a Victor Hugo. Em 1945 adota o livro “A Sombra do Vento”, do misterioso autor chamado Julián Carax, no Cemitério dos Livros Esquecidos. 

Dias depois de pegar o livro, Daniel já o havia devorado. Ficou de tal forma preso em suas páginas que acabou se maravilhando com sua história e sua prosa, por isso decidiu investigar mais sobre seu autor, Julián Carax, que acabaria se tornando uma obsessão para ele.

Depois de alguns anos, um homem misterioso ameaça matá-lo se não lhe entregasse o livro para queimá-lo. A partir daí, Daniel passa a proteger, talvez o último exemplar do livro e vai descobrindo toda a verdade sobre Julián Carax.

“A Sombra do Vento” é um livro de fácil leitura, com uma caneta suave que acompanha o leitor com muita delicadeza enquanto o conduz a uma história fascinante ambientada nos turbulentos anos após a Guerra Civil Espanhola. Além disso, o autor tem o poder de usar as palavras exatas, no momento certo, para transmitir exatamente as emoções desejadas.

Quanto aos seus personagens, eles parecem reais e humanos. Tanto que acabamos tendo empatia por eles e vivendo suas tragédias como se fossem nossas. Eles mergulham com o leitor em uma história cativante, cheia de amor, traição e mistério, todos esses gêneros perfeitamente entrelaçados para criar a história de uma vida, numa mistura perfeita de poesia e prosa.

Resumindo, “A Sombra do Vento” é um belo livro sobre, justamente, o poder dos livros. E, portanto, uma leitura mais que recomendada a todos os amantes dos romances escritos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Corte de Gelo e Estrelas” - Sarah J. Maas

"Corte de Gelo e Estrelas" é um spin-off que traz um epílogo estendido de “Corte de Espinhos e Rosas” que mostra como Feyre e seu círculo íntimo estão se saindo após o fim da guerra. Com ação mínima, também serve como uma pausa antes da sequência inevitavelmente acelerada e cheia de ação de “Corte de Chamas Prateadas”. Embora este livro não seja tão envolvente quanto os três livros anteriores, gostei dele pelo vislumbre da vida cotidiana dos personagens que ele proporcionou. Este livro também estabelece as bases para o próximo livro, sugerindo uma série de histórias que podem ser tratadas tanto no próximo como em outros que por ventura sejam escritos. A mais intrigante dessas tramas potenciais está relacionada a Cassian e Nestha. Os eventos do último livro deixam claro que os dois ainda têm sentimentos um pelo outro, o que vamos comprovar com o livro “Corte de Chamas Prateadas”. Outra possível trama é um triângulo amoroso de Lucien, Azriel e Elain (NÃO!!!!! NÃO !!!!!!!). Pa...

A Biblioteca Invisível - Genevieve Cogman

A Biblioteca Invisível é o que gosto de chamar de uma alegre leitura de domingo, um daqueles livros que posso pegar no meu café da manhã e ler em um único dia. Situada em um mundo de Terras alternativas, existe uma biblioteca entre mundos, sendo sua função coletar livros dos diversos mundos para manter o equilíbrio entre eles (Caos X Ordem). O caos é representado pelos Feéricos e a Ordem pelos Dragões.  Os funcionários da Biblioteca, chamados Bibliotecários, passam suas vidas sobrenaturalmente longas (dentro da Biblioteca o tempo não corre) vasculhando estes mundos em busca de cópias de livros que possam existir apenas num mundo, ou livros que sejam inerentemente importantes para determinado mundo alternativo, ou diferentes variações de livros.  No primeiro livro da série, a história gira em torno da bibliotecária Irene, que é enviada em uma missão para recuperar um livro único em um mundo infectado pelo Caos. No entanto, parece que não é só a Biblioteca que quer este livro, o...

“A Mais Bela de todas: A história da Rainha Má” - Serena Valentino

“A Mais Bela de todas: A história da Rainha Má” é um romance de Serena Valentino que conta a história da grande vilã de conto de fadas, a Rainha Má da Branca de Neve. O romance começa com o encontro da rainha Má com o Rei, pai da Branca de Neve, seu casamento e a relação entre a Rainha e Branca de Neve. A história apresenta o declínio da Rainha às trevas, sua obsessão pela beleza e sua transformação na governante perversa que conhecemos da história original. Ao longo do caminho, o livro apresenta vários elementos e personagens mágicos que moldam a jornada da Rainha. Embora não seja o foco principal, a presença da Branca de Neve é sentida ao longo da história como o catalisador para as ações da Rainha. É apresentado o Espelho Mágico, um artefato que desempenha um papel crucial na busca da Rainha por beleza e poder e explica quem é o homem por detrás do espelho. Apesar do livro seja inspirado no conto de fadas da Branca de Neve, ele diverge significativamente ao fornece...