Pular para o conteúdo principal

Muitas Águas - Madeleine L'engle

 A história do quarto livro da série “Uma dobra no tempo”, acontece um tempo antes dos eventos do livro 03 (confesso que não gostei da ordem dos livros 3 e 4), e vamos conhecer mais os gêmeos Murry, Sandy e Dennys. Até agora, eles não foram personagens realmente importantes e seus ceticismos sempre foram um contraste para as maravilhosas aventuras cósmicas de seus irmãos, Meg e Charles Wallace.

Mas agora eles estão no meio das coisas e tudo porque ignoraram uma placa na porta do laboratório de sua mãe: “Experiência em andamento. Por favor, fique fora”. Mesmo que seus pais tivessem contado a eles sobre seus experimentos com viagens no tempo, eles não teriam acreditado. E então eles ficam bastante surpresos ao se encontrarem no tempo de Noé. A história da Bíblia que eles sempre pensaram estar no mesmo nível de Papai Noel e a fada do dente, de repente, assume uma grande urgência e eles precisam desempenhar um papel na batalha cósmica entre o bem e o mal, que ameaça descarrilar a história como a conhecemos. E eles se perguntam se realmente querem que isso aconteça, afinal.

É interessante ver como L'Engle imagina os detalhes da história do dilúvio de Noé da perspectiva dos jovens do século 20, brilhantes demais para o seu próprio bem. Ela coloca seu próprio toque característico na história bíblica, incluindo uma filha fictícia de Noé chamada Ialí, bem como as personalidades distintas da esposa de Noé e três noras que, na Bíblia, não são nomeadas, mas em “Muitas Águas” são chamados de Matrede, Oolibamá, Eliseba, Aná.

Os gêmeos oferecem à narrativa um ponto de vista inusitado, já que demoram a abrir mão do ceticismo sobre o que está acontecendo ao seu redor. O livro traz a puberdade dos gêmeos e todas as suas dúvidas e os questionamentos e fases internas de desenvolvimento são bens exploradas. A autora mostra os conflitos internos do despertar do amor com leves insinuações do desejo sexual. É um ponto interessante de se acompanhar, ainda mais quando percebemos quando o livro foi escrito (1962).

A história é divertida e instigante. Os amantes da magia dos livros de histórias apreciarão vislumbres únicos de mantícoras, mamutes, unicórnios, serafins e nefilins.

Boa leitura!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Corte de Gelo e Estrelas” - Sarah J. Maas

"Corte de Gelo e Estrelas" é um spin-off que traz um epílogo estendido de “Corte de Espinhos e Rosas” que mostra como Feyre e seu círculo íntimo estão se saindo após o fim da guerra. Com ação mínima, também serve como uma pausa antes da sequência inevitavelmente acelerada e cheia de ação de “Corte de Chamas Prateadas”. Embora este livro não seja tão envolvente quanto os três livros anteriores, gostei dele pelo vislumbre da vida cotidiana dos personagens que ele proporcionou. Este livro também estabelece as bases para o próximo livro, sugerindo uma série de histórias que podem ser tratadas tanto no próximo como em outros que por ventura sejam escritos. A mais intrigante dessas tramas potenciais está relacionada a Cassian e Nestha. Os eventos do último livro deixam claro que os dois ainda têm sentimentos um pelo outro, o que vamos comprovar com o livro “Corte de Chamas Prateadas”. Outra possível trama é um triângulo amoroso de Lucien, Azriel e Elain (NÃO!!!!! NÃO !!!!!!!). Pa...

A Biblioteca Invisível - Genevieve Cogman

A Biblioteca Invisível é o que gosto de chamar de uma alegre leitura de domingo, um daqueles livros que posso pegar no meu café da manhã e ler em um único dia. Situada em um mundo de Terras alternativas, existe uma biblioteca entre mundos, sendo sua função coletar livros dos diversos mundos para manter o equilíbrio entre eles (Caos X Ordem). O caos é representado pelos Feéricos e a Ordem pelos Dragões.  Os funcionários da Biblioteca, chamados Bibliotecários, passam suas vidas sobrenaturalmente longas (dentro da Biblioteca o tempo não corre) vasculhando estes mundos em busca de cópias de livros que possam existir apenas num mundo, ou livros que sejam inerentemente importantes para determinado mundo alternativo, ou diferentes variações de livros.  No primeiro livro da série, a história gira em torno da bibliotecária Irene, que é enviada em uma missão para recuperar um livro único em um mundo infectado pelo Caos. No entanto, parece que não é só a Biblioteca que quer este livro, o...

“A Mais Bela de todas: A história da Rainha Má” - Serena Valentino

“A Mais Bela de todas: A história da Rainha Má” é um romance de Serena Valentino que conta a história da grande vilã de conto de fadas, a Rainha Má da Branca de Neve. O romance começa com o encontro da rainha Má com o Rei, pai da Branca de Neve, seu casamento e a relação entre a Rainha e Branca de Neve. A história apresenta o declínio da Rainha às trevas, sua obsessão pela beleza e sua transformação na governante perversa que conhecemos da história original. Ao longo do caminho, o livro apresenta vários elementos e personagens mágicos que moldam a jornada da Rainha. Embora não seja o foco principal, a presença da Branca de Neve é sentida ao longo da história como o catalisador para as ações da Rainha. É apresentado o Espelho Mágico, um artefato que desempenha um papel crucial na busca da Rainha por beleza e poder e explica quem é o homem por detrás do espelho. Apesar do livro seja inspirado no conto de fadas da Branca de Neve, ele diverge significativamente ao fornece...