Pular para o conteúdo principal

Uma dobra no tempo - Madeleine L'engle

Meg Murry está tendo problemas para lidar com sua adolescência. Não está indo bem na escola (exceto em matemática), é temperamental e hipersensível. Seus dentes têm aparelho, seus olhos têm óculos e seu cabelo simplesmente não pode ser domado; ela tem dificuldade em acreditar que algum dia vai se parecer com sua linda mãe cientista com doutorado múltiplo. Os professores e outras crianças não sabem o que fazer com ela. Enquanto isso, seus irmãos gêmeos mais novos são normais e populares. Seu irmão mais novo, Charles Wallace, é estranhamente talentoso. E seu pai, que estava trabalhando em um projeto ultrassecreto para o governo, não é visto há anos, e na pequena cidade em que vive, o boato é que ele fugiu da família.

De repente, quatro indivíduos notáveis aparecem na vida de Meg e as coisas começam a mudar. O primeiro é o belo, popular, atleta ruivo e melhor aluno do lado errado dos trilhos, Calvin O'Keefe, que instantaneamente adota Meg, Charles Wallace e sua mãe como a família que ele esperou por toda a vida. Então aparecem três mulheres muito, muito estranhas - a Sra. Quequeé, que age como se não estivesse acostumada a usar uma forma humana; a Sra. Quem, que fala entre aspas porque tem dificuldade de se expressar verbalmente; e a Sra. Qual, que está tão perdida que quase sempre apenas brilha no ar, e cuja voz soa como um efeito sonoro.

Essas três... não sei o que são!... seres enviam Calvin, Meg e Charles Wallace em uma aventura de arrepiar os cabelos pelo espaço sideral, em parte para resgatar o Sr. Murry (pai de Meg e Charles) e em parte para ajudar na resistência contra os crescentes poderes de Escuridão. Usando um conceito de quarta dimensão incompreensível, chamado Tesseract, eles lidam com um planeta que “cedeu” ao mal, onde a mente e o corpo de todos são controlados.

Aqui está uma terrível visão de pesadelo de uma sociedade burocrática (ou talvez totalitária) enlouquecida, onde todas as causas de infelicidade foram removidas cirurgicamente, mas o resultado é que ninguém é feliz.

É uma visão de como o mal pode enganar as pessoas que têm bons motivos e como as falhas de pessoas muito imperfeitas podem se tornar suas características redentoras. Mas também é uma lição sobre como amar algo totalmente estranho e como uma arma poderosa pode ser o amor contra o mal mais sombrio.

Este é o primeiro livro da série (são 5) e, se você é fã de ficção científica, recomendo a leitura.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A velhinha da Caxangá

A princípio, ela não chama atenção: uma velhinha quieta num ponto de ônibus. É muito magra, ligeiramente encurvada, pele alva, rosto vincado por inúmeras rugas, cabelos brancos arrumados num coque. Sempre com os ombros coberto por um xale sem estampas, veste-se como se estivesse de luto e carrega uma sombrinha escura. Quem diria que essa figura aparentemente frágil poderia deixar em pânico motoristas e pedestres nas noite caladas da Avenida Caxangá? Antes de prosseguir com o relato medonho, cabe falar um pouco da história daquele lugar. O nome vem do Padre Francisco Pereira Lopes Caxangá que, no século XVIII, comprou terras naquela área distante do Centro do Recife e deu início a uma povoação. Em 1843, foi aberto o primeiro trecho da Avenida Caxangá – via que só recebeu calçamento na metade do século XX. Em 1966, foi alargada para se tornar uma das avenidas mais movimentadas da capital pernambucana. Com o passar dos anos, ganhou um trânsito intenso porque se tornou caminho para vár

“Corte de Gelo e Estrelas” - Sarah J. Maas

"Corte de Gelo e Estrelas" é um spin-off que traz um epílogo estendido de “Corte de Espinhos e Rosas” que mostra como Feyre e seu círculo íntimo estão se saindo após o fim da guerra. Com ação mínima, também serve como uma pausa antes da sequência inevitavelmente acelerada e cheia de ação de “Corte de Chamas Prateadas”. Embora este livro não seja tão envolvente quanto os três livros anteriores, gostei dele pelo vislumbre da vida cotidiana dos personagens que ele proporcionou. Este livro também estabelece as bases para o próximo livro, sugerindo uma série de histórias que podem ser tratadas tanto no próximo como em outros que por ventura sejam escritos. A mais intrigante dessas tramas potenciais está relacionada a Cassian e Nestha. Os eventos do último livro deixam claro que os dois ainda têm sentimentos um pelo outro, o que vamos comprovar com o livro “Corte de Chamas Prateadas”. Outra possível trama é um triângulo amoroso de Lucien, Azriel e Elain (NÃO!!!!! NÃO !!!!!!!). Pa

Todas as suas imperfeições - Colleen Hoover

  “Todas as suas Imperfeições” conta a história de como Quinn e Graham se conheceram, se apaixonaram, misturando o antes e o depois de seu casamento. A história é sensível, comovente e emocionante, apesar do tema central da história, que é a infertilidade da personagem principal e toda a angústia que o casal enfrenta por não conseguir ter o filho e o distanciamento deles por não conseguirem lidar com a frustação. Depois de anos de tentativas e muito dinheiro gasto, a relação dos dois está por um fio. Quinn não consegue falar sobre seus sentimentos. Culpa e desespero tomam conta dos seus dias, pois ser mãe sempre foi seu maior sonho, e antes mesmo de casarem, eles já planejavam isso. Agora ela se culpa por nunca conseguir dar isso a Graham. Ela se fecha para o marido e para o mundo, e não consegue se lembrar por quê um dia foram apaixonados. Foi angustiante perceber que, apesar deles se amarem muito, esse amor não estava sendo o suficiente para fazer com que continuassem seguindo em fre