Meg Murry está tendo problemas para lidar com sua adolescência. Não está indo bem na escola (exceto em matemática), é temperamental e hipersensível. Seus dentes têm aparelho, seus olhos têm óculos e seu cabelo simplesmente não pode ser domado; ela tem dificuldade em acreditar que algum dia vai se parecer com sua linda mãe cientista com doutorado múltiplo. Os professores e outras crianças não sabem o que fazer com ela. Enquanto isso, seus irmãos gêmeos mais novos são normais e populares. Seu irmão mais novo, Charles Wallace, é estranhamente talentoso. E seu pai, que estava trabalhando em um projeto ultrassecreto para o governo, não é visto há anos, e na pequena cidade em que vive, o boato é que ele fugiu da família.
De repente, quatro indivíduos notáveis aparecem na vida de Meg e as coisas começam a mudar. O primeiro é o belo, popular, atleta ruivo e melhor aluno do lado errado dos trilhos, Calvin O'Keefe, que instantaneamente adota Meg, Charles Wallace e sua mãe como a família que ele esperou por toda a vida. Então aparecem três mulheres muito, muito estranhas - a Sra. Quequeé, que age como se não estivesse acostumada a usar uma forma humana; a Sra. Quem, que fala entre aspas porque tem dificuldade de se expressar verbalmente; e a Sra. Qual, que está tão perdida que quase sempre apenas brilha no ar, e cuja voz soa como um efeito sonoro.
Essas três... não sei o que são!... seres enviam Calvin, Meg e Charles Wallace em uma aventura de arrepiar os cabelos pelo espaço sideral, em parte para resgatar o Sr. Murry (pai de Meg e Charles) e em parte para ajudar na resistência contra os crescentes poderes de Escuridão. Usando um conceito de quarta dimensão incompreensível, chamado Tesseract, eles lidam com um planeta que “cedeu” ao mal, onde a mente e o corpo de todos são controlados.
Aqui está uma terrível visão de pesadelo de uma sociedade burocrática (ou talvez totalitária) enlouquecida, onde todas as causas de infelicidade foram removidas cirurgicamente, mas o resultado é que ninguém é feliz.
É uma visão de como o mal pode enganar as pessoas que têm bons motivos e como as falhas de pessoas muito imperfeitas podem se tornar suas características redentoras. Mas também é uma lição sobre como amar algo totalmente estranho e como uma arma poderosa pode ser o amor contra o mal mais sombrio.
Este é o primeiro livro da série (são 5) e, se você é fã de ficção científica, recomendo a leitura.
Comentários
Postar um comentário