Pular para o conteúdo principal

"A menina que não sabia ler" - John Harding

 “A menina que não sabia ler” ou, no original, “Florence & Giles”, é um conto gótico americano, cheio de atmosfera perturbadora, personagens misteriosos e um enredo fantástico.

Logo percebi que a série “A Maldição da Mansão Bly” era muito parecida. Pesquisando, descobri que tanto o livro como a série são baseados no livro “A volta do Parafuso”.

A história é sobre dois irmãos órfãos, morando em uma casa grande e remota, sob a guarda de um tio desconhecido, mas sob os cuidados diários de empregados domésticos e uma governanta.

Situado na Nova Inglaterra, no inverno de 1891, o conto é o relato em primeira pessoa de Florence, de 12 anos, uma garota estranha e desonesta que (como descobrimos mais tarde em detalhes cativantes) fez de tudo para frustrar secretamente o desejo incomum do tio de que ela permanecesse analfabeta. Adora Dickens e outros, embora seu verdadeiro amor seja Shakespeare. Aprendeu sozinha línguas que nunca ouvirá falar. Há uma sensação tangível de seu isolamento, sua ansiedade constante pelo bem-estar de seu irmãozinho e, conforme a história se desenrola, do terror absoluto que ela sente.

Acreditando que a residência Blithe está sendo assombrada e convencida desde o início de que a nova tutora de seu irmão representa um mal ao mesmo, Florence embarca em uma missão terrivelmente arriscada para enganá-la e desmascará-la. É uma narrativa requintada, além de emocionante e, às vezes, aterrorizante.

Ironicamente, Giles se afasta de Florence em favor da tutora e o único amigo de Florence, o infeliz asmático Theo Van Hoosier, é convocado para ajudá-la. Mas ele viverá para se arrepender?

À medida que o fim se aproxima, há reviravoltas e choques emocionais em abundância. Florence se mostra assustadoramente implacável e bastante assustadora.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Corte de Gelo e Estrelas” - Sarah J. Maas

"Corte de Gelo e Estrelas" é um spin-off que traz um epílogo estendido de “Corte de Espinhos e Rosas” que mostra como Feyre e seu círculo íntimo estão se saindo após o fim da guerra. Com ação mínima, também serve como uma pausa antes da sequência inevitavelmente acelerada e cheia de ação de “Corte de Chamas Prateadas”. Embora este livro não seja tão envolvente quanto os três livros anteriores, gostei dele pelo vislumbre da vida cotidiana dos personagens que ele proporcionou. Este livro também estabelece as bases para o próximo livro, sugerindo uma série de histórias que podem ser tratadas tanto no próximo como em outros que por ventura sejam escritos. A mais intrigante dessas tramas potenciais está relacionada a Cassian e Nestha. Os eventos do último livro deixam claro que os dois ainda têm sentimentos um pelo outro, o que vamos comprovar com o livro “Corte de Chamas Prateadas”. Outra possível trama é um triângulo amoroso de Lucien, Azriel e Elain (NÃO!!!!! NÃO !!!!!!!). Pa...

A Biblioteca Invisível - Genevieve Cogman

A Biblioteca Invisível é o que gosto de chamar de uma alegre leitura de domingo, um daqueles livros que posso pegar no meu café da manhã e ler em um único dia. Situada em um mundo de Terras alternativas, existe uma biblioteca entre mundos, sendo sua função coletar livros dos diversos mundos para manter o equilíbrio entre eles (Caos X Ordem). O caos é representado pelos Feéricos e a Ordem pelos Dragões.  Os funcionários da Biblioteca, chamados Bibliotecários, passam suas vidas sobrenaturalmente longas (dentro da Biblioteca o tempo não corre) vasculhando estes mundos em busca de cópias de livros que possam existir apenas num mundo, ou livros que sejam inerentemente importantes para determinado mundo alternativo, ou diferentes variações de livros.  No primeiro livro da série, a história gira em torno da bibliotecária Irene, que é enviada em uma missão para recuperar um livro único em um mundo infectado pelo Caos. No entanto, parece que não é só a Biblioteca que quer este livro, o...

“A Mais Bela de todas: A história da Rainha Má” - Serena Valentino

“A Mais Bela de todas: A história da Rainha Má” é um romance de Serena Valentino que conta a história da grande vilã de conto de fadas, a Rainha Má da Branca de Neve. O romance começa com o encontro da rainha Má com o Rei, pai da Branca de Neve, seu casamento e a relação entre a Rainha e Branca de Neve. A história apresenta o declínio da Rainha às trevas, sua obsessão pela beleza e sua transformação na governante perversa que conhecemos da história original. Ao longo do caminho, o livro apresenta vários elementos e personagens mágicos que moldam a jornada da Rainha. Embora não seja o foco principal, a presença da Branca de Neve é sentida ao longo da história como o catalisador para as ações da Rainha. É apresentado o Espelho Mágico, um artefato que desempenha um papel crucial na busca da Rainha por beleza e poder e explica quem é o homem por detrás do espelho. Apesar do livro seja inspirado no conto de fadas da Branca de Neve, ele diverge significativamente ao fornece...