Pular para o conteúdo principal

"Os contos Inacabados" - J.R.R.Tolkien

 

Devo fazer uma advertência para quem queira ler “Os Contos Inacabados”: é necessário ter lido os livros “O Silmarillion” e o “O Senhor dos Anéis”.

O livro foi publicado após a morte de Tolkien e foi organizado pelo seu filho Christopher Tolkien. Ele divide o livro em quatro seções, tratando da Primeira, Segunda e Terceira Eras, bem como uma seção que trata de algumas questões isoladas (a maioria das quais pertence apenas à Terceira Eera).

O livro contém rascunhos de histórias nas quais Tolkien trabalhou de tempos em tempos e são apresentados de forma relativamente completa.

A primeira parte fala sobre a Primeira Era: Vamos conhecer Tuor e sua chegada a Gondolin, A triste história dos Filhos De Húrin.

A segunda parte do livro trata da Segunda Era e preocupa-se principalmente com Númenor, detalhando a relação entre um dos herdeiros do trono, Aldarion e Erendis, e o mar que o chamava constantemente. Traz ainda a linhagem de Elros, que são os reis de Númeror. A vida desses reis foi tão longa que houve apenas 25 deles em mais de três mil anos. Traz ainda o início do retorno da Sombra de Sauron.

Após a destruição de Numenor (pelas mãos de Sauron), o foco da história chega  à Terra-média. Elindil (o pai de Isildur) trouxe aqueles ainda fiéis à Luz de volta à Terra-média antes de Númenor afundar, e ali estabeleceu os reinos de Arnor e Gondor. A maioria dos contos coletados aqui derivam do Apêndice A do “Senhor dos Anéis”. A História de Galadriel e Celeborn não é tanto um conto de dois elfos que se apaixonam (como seria de esperar do título, semelhante à História de Aragorn e Arwen, o Apêndice), mas traça a reconstrução da força de Eriador e Lorien quando perceberam que Sauron estava se tornando ativo novamente. Conta um pouco sobre a confecção dos Anéis de Poder, mas não muito, mas trata das batalhas e esforços que Sauron travou contra os Elfos e Homens que ali residiam. O aspecto mais interessante foi a batalha em que Sauron quase assumiu todo Eriador, atacando Galadriel, depois subindo para Círdan, e como Elrond se tornou uma grande potência.

A segunda Era terminou quando Sauron foi derrotado por Isildur, Gil-Galad, Elrond e os outros na Última Aliança.

A terceira parte fala sobre a Terceira Era: O desastre dos Campos de Lis, a amizade entre Gondor e Rohan, a Busca de Erebor, a Caçada do Anel e as Batalhas dos Vaus do Isen, todas histórias anteriores aos eventos de “O Senhor dos Anéis”.

A seção final do livro trata de itens diversos, como, por exemplo, a história dos Druedain, os povos que ajudaram Aragorn, como Ghan-buri-Ghan. Fala ainda sobre os Istari e os Palantíri.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chama de Ferro - Rebecca Yarros

"Chama de Ferro" é o segundo livro da série " Quarta Asa", continuando a emocionante jornada de Violet Sorrengail e seu amor, Xaden Riorson, em um mundo repleto de magia, dragões e intrigas políticas. Após os eventos do primeiro livro, Violet deve enfrentar novos desafios e descobrir mais sobre seu potencial enquanto lida com as consequências de suas escolhas. A narrativa mantém um ritmo eletrizante, entrelaçando momentos de ação e desenvolvimento emocional, fazendo com que os leitores se sintam cada vez mais imersos na história. Os personagens continuam a se aprofundar, especialmente Violet e Xaden. Violet é uma jovem corajosa e resiliente, que se torna cada vez mais forte à medida que enfrenta os perigos da Academia de Dragões e os conflitos que surgem em seu caminho. Xaden, por outro lado, é um líder natural, carismático e complexo, lidando com seu passado sombrio e sua determinação em proteger Violet. O relacionamento entre os dois se torna mais profundo e inten...

Quarta Asa - Rebecca Yarros

"Quarta Asa" é uma obra de fantasia envolvente que se passa em um mundo repleto de dragões, magia e um intenso conflito político. A trama gira em torno de Violet Sorrengail, uma jovem que, após a morte de seu pai, se vê forçada a entrar na Academia de Dragões, onde as tensões entre os estudantes e as expectativas sociais são altas. A história é marcada por um equilíbrio entre ação, romance e o desenvolvimento da identidade de Violet em um universo hostil, mas cheio de possibilidades. Os personagens são bem elaborados, destacando-se Violet e Xaden Riorson. Violet é determinada e corajosa, enfrentando não apenas os desafios da academia, mas também os preconceitos que a cercam. Sua evolução ao longo da história é inspiradora, enquanto ela aprende a se impor e a lutar por seus ideais. Xaden, por sua vez, é um personagem enigmático e forte, com uma presença marcante. Ele carrega um passado sombrio e um profundo senso de lealdade, o que o torna uma figura complexa e intrigante. A q...

Sem Fôlego - Brian Selznick

Quando você pegar “Sem Fôlego”, de Brian Selznick (A invenção de Hugo Cabret), certifique-se de ter várias horas para lê-lo, porque você não vai querer largá-lo até terminar. Você dirá a si mesmo: "Vou parar assim que chegar ao final do capítulo de Ben". Mas então o capítulo de Ben se abrirá em uma montagem dos desenhos de Rose, silenciosamente intercalados com suas palavras. As ações nas duas histórias se espelham perfeitamente. Por exemplo, em 1927, Rose assiste a um filme mudo em que uma mulher é pega em uma tempestade e, assim que um raio pisca na tela, a ação volta para Ben em 1977, onde um raio acaba de derrubar a energia.   Algumas páginas depois, Ben é atingido por um raio e perde a audição, enquanto, ao mesmo tempo, Rose descobre que seus amados filmes mudos estão prestes a ser substituídos por "filmes falados" que, por ter nascida surda, não será capaz de entender. Antes que você perceba, você terá virado duas dúzias de páginas e não conseguirá parar. Be...