Pular para o conteúdo principal

"Os contos Inacabados" - J.R.R.Tolkien

 

Devo fazer uma advertência para quem queira ler “Os Contos Inacabados”: é necessário ter lido os livros “O Silmarillion” e o “O Senhor dos Anéis”.

O livro foi publicado após a morte de Tolkien e foi organizado pelo seu filho Christopher Tolkien. Ele divide o livro em quatro seções, tratando da Primeira, Segunda e Terceira Eras, bem como uma seção que trata de algumas questões isoladas (a maioria das quais pertence apenas à Terceira Eera).

O livro contém rascunhos de histórias nas quais Tolkien trabalhou de tempos em tempos e são apresentados de forma relativamente completa.

A primeira parte fala sobre a Primeira Era: Vamos conhecer Tuor e sua chegada a Gondolin, A triste história dos Filhos De Húrin.

A segunda parte do livro trata da Segunda Era e preocupa-se principalmente com Númenor, detalhando a relação entre um dos herdeiros do trono, Aldarion e Erendis, e o mar que o chamava constantemente. Traz ainda a linhagem de Elros, que são os reis de Númeror. A vida desses reis foi tão longa que houve apenas 25 deles em mais de três mil anos. Traz ainda o início do retorno da Sombra de Sauron.

Após a destruição de Numenor (pelas mãos de Sauron), o foco da história chega  à Terra-média. Elindil (o pai de Isildur) trouxe aqueles ainda fiéis à Luz de volta à Terra-média antes de Númenor afundar, e ali estabeleceu os reinos de Arnor e Gondor. A maioria dos contos coletados aqui derivam do Apêndice A do “Senhor dos Anéis”. A História de Galadriel e Celeborn não é tanto um conto de dois elfos que se apaixonam (como seria de esperar do título, semelhante à História de Aragorn e Arwen, o Apêndice), mas traça a reconstrução da força de Eriador e Lorien quando perceberam que Sauron estava se tornando ativo novamente. Conta um pouco sobre a confecção dos Anéis de Poder, mas não muito, mas trata das batalhas e esforços que Sauron travou contra os Elfos e Homens que ali residiam. O aspecto mais interessante foi a batalha em que Sauron quase assumiu todo Eriador, atacando Galadriel, depois subindo para Círdan, e como Elrond se tornou uma grande potência.

A segunda Era terminou quando Sauron foi derrotado por Isildur, Gil-Galad, Elrond e os outros na Última Aliança.

A terceira parte fala sobre a Terceira Era: O desastre dos Campos de Lis, a amizade entre Gondor e Rohan, a Busca de Erebor, a Caçada do Anel e as Batalhas dos Vaus do Isen, todas histórias anteriores aos eventos de “O Senhor dos Anéis”.

A seção final do livro trata de itens diversos, como, por exemplo, a história dos Druedain, os povos que ajudaram Aragorn, como Ghan-buri-Ghan. Fala ainda sobre os Istari e os Palantíri.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Corte de Gelo e Estrelas” - Sarah J. Maas

"Corte de Gelo e Estrelas" é um spin-off que traz um epílogo estendido de “Corte de Espinhos e Rosas” que mostra como Feyre e seu círculo íntimo estão se saindo após o fim da guerra. Com ação mínima, também serve como uma pausa antes da sequência inevitavelmente acelerada e cheia de ação de “Corte de Chamas Prateadas”. Embora este livro não seja tão envolvente quanto os três livros anteriores, gostei dele pelo vislumbre da vida cotidiana dos personagens que ele proporcionou. Este livro também estabelece as bases para o próximo livro, sugerindo uma série de histórias que podem ser tratadas tanto no próximo como em outros que por ventura sejam escritos. A mais intrigante dessas tramas potenciais está relacionada a Cassian e Nestha. Os eventos do último livro deixam claro que os dois ainda têm sentimentos um pelo outro, o que vamos comprovar com o livro “Corte de Chamas Prateadas”. Outra possível trama é um triângulo amoroso de Lucien, Azriel e Elain (NÃO!!!!! NÃO !!!!!!!). Pa...

A Biblioteca Invisível - Genevieve Cogman

A Biblioteca Invisível é o que gosto de chamar de uma alegre leitura de domingo, um daqueles livros que posso pegar no meu café da manhã e ler em um único dia. Situada em um mundo de Terras alternativas, existe uma biblioteca entre mundos, sendo sua função coletar livros dos diversos mundos para manter o equilíbrio entre eles (Caos X Ordem). O caos é representado pelos Feéricos e a Ordem pelos Dragões.  Os funcionários da Biblioteca, chamados Bibliotecários, passam suas vidas sobrenaturalmente longas (dentro da Biblioteca o tempo não corre) vasculhando estes mundos em busca de cópias de livros que possam existir apenas num mundo, ou livros que sejam inerentemente importantes para determinado mundo alternativo, ou diferentes variações de livros.  No primeiro livro da série, a história gira em torno da bibliotecária Irene, que é enviada em uma missão para recuperar um livro único em um mundo infectado pelo Caos. No entanto, parece que não é só a Biblioteca que quer este livro, o...

“A Mais Bela de todas: A história da Rainha Má” - Serena Valentino

“A Mais Bela de todas: A história da Rainha Má” é um romance de Serena Valentino que conta a história da grande vilã de conto de fadas, a Rainha Má da Branca de Neve. O romance começa com o encontro da rainha Má com o Rei, pai da Branca de Neve, seu casamento e a relação entre a Rainha e Branca de Neve. A história apresenta o declínio da Rainha às trevas, sua obsessão pela beleza e sua transformação na governante perversa que conhecemos da história original. Ao longo do caminho, o livro apresenta vários elementos e personagens mágicos que moldam a jornada da Rainha. Embora não seja o foco principal, a presença da Branca de Neve é sentida ao longo da história como o catalisador para as ações da Rainha. É apresentado o Espelho Mágico, um artefato que desempenha um papel crucial na busca da Rainha por beleza e poder e explica quem é o homem por detrás do espelho. Apesar do livro seja inspirado no conto de fadas da Branca de Neve, ele diverge significativamente ao fornece...