Pular para o conteúdo principal

As Tumbas de Atuan - Ursula K. Le Guin

 “As Tumbas de Atuan” é o segundo livro da série EarthSea (O Feiticeiro de Terramar), ambientada em um enorme arquipélago. Não é uma sequência direta do “O Feiticeiro de Terramar”, parece mais um livro companheiro do que um sucessor. 

A história é sobre Tenar, uma jovem que se torna alta sacerdotisa no complexo do templo, nas mesmas Tumbas de Atuan, acreditando ser a reencarnação da alta sacerdotisa que ocupou o cargo desde a própria criação do local pelas outras sacerdotisas. Ela serve nas Tumbas de Atuan, nas profundezas do Império Kargish, um lugar de rotina e ritual. Apesar da importância de seu papel, ela se sente solitária e apática... até o dia em que um mago chega à sua ilha.

Tenar é uma personagem interessante e é uma surpresa saber que ela é a primeira grande protagonista feminina de Le Guin. Tenar é retratada na profundidade tradicional de Le Guin, à medida que conhecemos esta jovem que combina curiosidade, crueldade, solidão e capacidade de liderança. O livro também inverte sua apresentação de Ged, do romance anterior. “O Feiticeiro de Terramar” foi, apesar de todas as suas viagens,  jornadas épicas e cenários poderosos, uma história profundamente interna de um menino descobrindo quem ele realmente era e fazendo as pazes consigo mesmo. “As Tumbas de Atuan”, contada inteiramente a partir do ponto de vista de Tenar, nos permite conhecer e ver Ged como estranhos o veem, externamente, assim, nossa compreensão do personagem principal da série é expandida.

A prosa de Le Guin é poderosa e evocativa e é interessante neste romance que ela inverte o cenário e a sensação do livro anterior. O primeiro livro aconteceu na terra e no mar sob o céu, com o vento soprando no rosto dos personagens e a liberdade ao seu redor, mesmo quando eles foram forçados a um confronto com uma força das trevas que não entendiam. Este ocorre quase inteiramente no subsolo, nossos personagens às vezes literalmente sufocados e quase enterrados sob a terra, em ambientes claustrofóbicos. Le Guin acerta essa atmosfera opressiva e sufocante e a euforia que os personagens experimentam quando finalmente escapam (não é um spoiler, espero, já que este é o livro 2 de uma série de seis livros).

Convido vocês a fazerem essa viagem com Tenar e torcerem para a Editora Morro Branco publicar rapidinho os demais livros da série.




Sigam-nos no Instagram @livrofilos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Corte de Gelo e Estrelas” - Sarah J. Maas

"Corte de Gelo e Estrelas" é um spin-off que traz um epílogo estendido de “Corte de Espinhos e Rosas” que mostra como Feyre e seu círculo íntimo estão se saindo após o fim da guerra. Com ação mínima, também serve como uma pausa antes da sequência inevitavelmente acelerada e cheia de ação de “Corte de Chamas Prateadas”. Embora este livro não seja tão envolvente quanto os três livros anteriores, gostei dele pelo vislumbre da vida cotidiana dos personagens que ele proporcionou. Este livro também estabelece as bases para o próximo livro, sugerindo uma série de histórias que podem ser tratadas tanto no próximo como em outros que por ventura sejam escritos. A mais intrigante dessas tramas potenciais está relacionada a Cassian e Nestha. Os eventos do último livro deixam claro que os dois ainda têm sentimentos um pelo outro, o que vamos comprovar com o livro “Corte de Chamas Prateadas”. Outra possível trama é um triângulo amoroso de Lucien, Azriel e Elain (NÃO!!!!! NÃO !!!!!!!). Pa...

A Biblioteca Invisível - Genevieve Cogman

A Biblioteca Invisível é o que gosto de chamar de uma alegre leitura de domingo, um daqueles livros que posso pegar no meu café da manhã e ler em um único dia. Situada em um mundo de Terras alternativas, existe uma biblioteca entre mundos, sendo sua função coletar livros dos diversos mundos para manter o equilíbrio entre eles (Caos X Ordem). O caos é representado pelos Feéricos e a Ordem pelos Dragões.  Os funcionários da Biblioteca, chamados Bibliotecários, passam suas vidas sobrenaturalmente longas (dentro da Biblioteca o tempo não corre) vasculhando estes mundos em busca de cópias de livros que possam existir apenas num mundo, ou livros que sejam inerentemente importantes para determinado mundo alternativo, ou diferentes variações de livros.  No primeiro livro da série, a história gira em torno da bibliotecária Irene, que é enviada em uma missão para recuperar um livro único em um mundo infectado pelo Caos. No entanto, parece que não é só a Biblioteca que quer este livro, o...

“A Mais Bela de todas: A história da Rainha Má” - Serena Valentino

“A Mais Bela de todas: A história da Rainha Má” é um romance de Serena Valentino que conta a história da grande vilã de conto de fadas, a Rainha Má da Branca de Neve. O romance começa com o encontro da rainha Má com o Rei, pai da Branca de Neve, seu casamento e a relação entre a Rainha e Branca de Neve. A história apresenta o declínio da Rainha às trevas, sua obsessão pela beleza e sua transformação na governante perversa que conhecemos da história original. Ao longo do caminho, o livro apresenta vários elementos e personagens mágicos que moldam a jornada da Rainha. Embora não seja o foco principal, a presença da Branca de Neve é sentida ao longo da história como o catalisador para as ações da Rainha. É apresentado o Espelho Mágico, um artefato que desempenha um papel crucial na busca da Rainha por beleza e poder e explica quem é o homem por detrás do espelho. Apesar do livro seja inspirado no conto de fadas da Branca de Neve, ele diverge significativamente ao fornece...