"Cartas de um diabo a seu aprendiz”, de C.S. Lewis (As crônicas de Nárnia), é uma série de cartas compostas pelo demônio Fitafuso, que está escrevendo para seu sobrinho, Vermebile.
Vermebile é um sub-demônio que está apenas aprendendo, a duras penas, a ser um tentador.
Não há narrativa ou diálogo, o livro inteiro é simplesmente as cartas de conselho e orientação de Fitafuso para seu sobrinho. Nessas cartas, o tio está tentando aconselhar Vermebile das melhores maneiras de tentar seu paciente - a pessoa que Vermebile foi designada para vigiar, tentar, enganar e, o mais importante, impedir que seja útil para o " Inimigo".
Agora, é aqui que você precisa se lembrar de quem está escrevendo essas cartas. Fitafuso é um demônio, e um demônio experiente, então o “Inimigo” é Deus e “nosso Pai” é o diabo.
Ambos são referenciados ao longo do livro. À medida que você começa a ler as cartas, rapidamente percebe que Vermebile é a ovelha negra da família. Ele é um completo e absoluto idiota. Ele não consegue fazer nada certo com seu paciente e não importa quantos bons conselhos e orientações seu tio tente dar a ele, ele continua falhando miseravelmente. Apesar de tudo isso o tio continua muito paciente com ele, apesar de toda a sua trapalhada, incentiva constantemente e continua tentando ajudar, não importa o quão sombria a situação pareça ser. Pena que não tenhamos as cartas de Vermebile. Às vezes eu me perguntava o que ele escreveu que provocou respostas tão intrigantes de seu tio.
Uma obra-prima da sátira, este clássico traz um retrato astuto e irônico da vida humana e fraquezas e não tem como não nos vermos nas descrições e tentações do Tio Fitafuso.
O livro foi dedicado para J.R.R.Tolkien, seu amigo de longa data. Vale registrar que Lewis se tornou cristão por influência de Tolkien.
Comentários
Postar um comentário