Pular para o conteúdo principal

Trono de Vidro - Sarah Maas

 Escrever sobre seus livros favoritos é sempre mais difícil. Para mim, com certeza, esse é o caso da saga “Trono de Vidro”, da autora Sarah Maas.

A história da série é baseada em Cinderela, com a premissa "E se a Cinderela não fosse uma serva e sim uma assassina? E se ela não quisesse ir ao baile para encontrar o príncipe e sim, ao contrário, matá-lo?".
Então vamos dar alguns motivos para vocês lerem essa saga:

Os personagens são inspiradores. Todos têm importância na história, mesmo que alguns você não goste no início ou que odeie depois de algumas atitudes. São tão diversos e colaboram na construção de um universo multifacetário. Você vai encontrar feéricos, guerreiros, reis, rainhas, escravas, prostitutas, mercenários, bruxas, humanos, metamorfos, deuses, criaturas misteriosas, entre tantos outros. Ela não esqueceu de incluir a diversidade racial e de gênero.

Importante apontar que são abordados temas muito relevantes, como a prostituição infantil, escravidão, preconceito racial, entre outros.

As protagonistas mulheres são inteligentes, sinceras, destemidas, mas ao mesmo tempo vulneráveis e sensíveis. A evolução da personagem principal e de outras mulheres é incrível. A amizade que se forma entre elas é outro ponto forte da história.

Os personagens secundários são sensacionais e tão importantes para a história quanto os principais.
Todos os personagens, com seus sofrimentos próprios, vão crescendo com a história. Todos mudam, aprendem e ensinam com a convivência entre eles.

Tudo que a autora escreve tem um objetivo. O que mais gostei agora, na releitura, foi perceber tantas coisas que passaram despercebidas ou que achei que não tinham sido importantes, mas que eram cruciais durante a história.

Os cenários são bem descritos, tornando as passagens mais reais na mente… A prisão, o castelo, os sentimentos, como o sofrimento da Celaena, e as lutas que te fazem perder o fôlego. Mas essa descrição não é feita de maneira entediante, pelo contrário, tudo isso te prende mais à história e ao mundo criado, além de ser tudo apresentado do ponto de vista dos personagens, então essa descrição bem feita te aproxima deles.

O mundo criado pela Sarah é complexo e fascinante. Cada reino tem sua origem, seus costumes, suas crenças. Eu particularmente amei o Reino do Khagan. O respeito que o governante tem com as crenças dos povos que vão se unificando ao reino é algo que gostaria de ver na vida real.

Os romances não são o foco da história. Veremos alguns amores nascerem, outros terminarem, o que significa que vamos torcer e xingar muito. A construção dos casais é um dos pontos fortes dos livros. Homens e mulheres tentando superar seus erros e traumas em busca de uma vida melhor.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chama de Ferro - Rebecca Yarros

"Chama de Ferro" é o segundo livro da série " Quarta Asa", continuando a emocionante jornada de Violet Sorrengail e seu amor, Xaden Riorson, em um mundo repleto de magia, dragões e intrigas políticas. Após os eventos do primeiro livro, Violet deve enfrentar novos desafios e descobrir mais sobre seu potencial enquanto lida com as consequências de suas escolhas. A narrativa mantém um ritmo eletrizante, entrelaçando momentos de ação e desenvolvimento emocional, fazendo com que os leitores se sintam cada vez mais imersos na história. Os personagens continuam a se aprofundar, especialmente Violet e Xaden. Violet é uma jovem corajosa e resiliente, que se torna cada vez mais forte à medida que enfrenta os perigos da Academia de Dragões e os conflitos que surgem em seu caminho. Xaden, por outro lado, é um líder natural, carismático e complexo, lidando com seu passado sombrio e sua determinação em proteger Violet. O relacionamento entre os dois se torna mais profundo e inten...

Quarta Asa - Rebecca Yarros

"Quarta Asa" é uma obra de fantasia envolvente que se passa em um mundo repleto de dragões, magia e um intenso conflito político. A trama gira em torno de Violet Sorrengail, uma jovem que, após a morte de seu pai, se vê forçada a entrar na Academia de Dragões, onde as tensões entre os estudantes e as expectativas sociais são altas. A história é marcada por um equilíbrio entre ação, romance e o desenvolvimento da identidade de Violet em um universo hostil, mas cheio de possibilidades. Os personagens são bem elaborados, destacando-se Violet e Xaden Riorson. Violet é determinada e corajosa, enfrentando não apenas os desafios da academia, mas também os preconceitos que a cercam. Sua evolução ao longo da história é inspiradora, enquanto ela aprende a se impor e a lutar por seus ideais. Xaden, por sua vez, é um personagem enigmático e forte, com uma presença marcante. Ele carrega um passado sombrio e um profundo senso de lealdade, o que o torna uma figura complexa e intrigante. A q...

Sem Fôlego - Brian Selznick

Quando você pegar “Sem Fôlego”, de Brian Selznick (A invenção de Hugo Cabret), certifique-se de ter várias horas para lê-lo, porque você não vai querer largá-lo até terminar. Você dirá a si mesmo: "Vou parar assim que chegar ao final do capítulo de Ben". Mas então o capítulo de Ben se abrirá em uma montagem dos desenhos de Rose, silenciosamente intercalados com suas palavras. As ações nas duas histórias se espelham perfeitamente. Por exemplo, em 1927, Rose assiste a um filme mudo em que uma mulher é pega em uma tempestade e, assim que um raio pisca na tela, a ação volta para Ben em 1977, onde um raio acaba de derrubar a energia.   Algumas páginas depois, Ben é atingido por um raio e perde a audição, enquanto, ao mesmo tempo, Rose descobre que seus amados filmes mudos estão prestes a ser substituídos por "filmes falados" que, por ter nascida surda, não será capaz de entender. Antes que você perceba, você terá virado duas dúzias de páginas e não conseguirá parar. Be...