Pular para o conteúdo principal

Trilogia - Princesa das Cinzas - Laura Sebastian

 Vamos lá para a trilogia da autora Laura Sebastian.

Num estilo de fantasia um pouco mais sombrio, a autora nos traz um cenário distópico, com guerras entre clãs, dominação de territórios e uma princesa que foi deposta de seu trono. Theodosia, princesa herdeira de Astrea, tinha 06 anos quando presenciou o assassinato de sua mãe e viu seu reino ser destruído por um exército bárbaro.

Agora, mantida em cativeiro no seu próprio palácio, num país em ruínas e governado pelo tirano Kaiser, a vida de Theodosia é uma sequência de episódios de humilhação e tortura, tendo como título “Princesa das Cinzas”, já que toda vez que o Kaiser quer humilhá-la na frente de seus súditos, coloca uma coroa de cinzas em sua cabeça.

Os livros são narrados em 1ª pessoa. Talvez se a narração estivesse na 3ª pessoa a obra seria mais atrativa, já que possibilitaria a leitura de outros pontos de vista e a tornaria muito mais rica.
A personagem principal é indecisa, teimosa, imatura, não tem voz e todos ficam dando opinião e ordens o tempo todo na sua vida, o que incomoda bastante, já que deveria, após 10 anos de escravidão, ser um pouco mais madura.

Eu não consegui me conectar o suficiente com Theodosia. Mas gostei muito dos personagens Soren (filho do Kaiser) e Blaise (amigo de infância da personagem principal). Outros personagens também são fortes e acabam salvando a história, como a Artemisia e Dragonsbane.

Mas o livro traz coisas bacanas: as personagens principais são todas mulheres (a princesa, a Rainha do fogo, a Dragonsbane, além da Cress, filha do kaiser, que vem a se tornar uma vilã muito poderosa, aliás, com poderes sobrenaturais). Astrea (país de Theodosia) é matriarcal, não existindo reis, apenas rainhas, que não casam, mas que escolhem o pai de seus filhos. Os invasores são de cabelos louros e pele clara e não... não são heróis. O povo de Astrea tem pele morena, cabelos escuros e são escravizados. Alguma semelhança com a realidade?

Outro ponto alto do livro é a preocupação da autora em inserir representatividade na trama, como a comunidade LGBT+.

Mesmo não sendo uma grande fantasia, a leitura foi agradável. Um bom livro para novos leitores.

Sigam-nos no Instagram: @livrofilos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Corte de Gelo e Estrelas” - Sarah J. Maas

"Corte de Gelo e Estrelas" é um spin-off que traz um epílogo estendido de “Corte de Espinhos e Rosas” que mostra como Feyre e seu círculo íntimo estão se saindo após o fim da guerra. Com ação mínima, também serve como uma pausa antes da sequência inevitavelmente acelerada e cheia de ação de “Corte de Chamas Prateadas”. Embora este livro não seja tão envolvente quanto os três livros anteriores, gostei dele pelo vislumbre da vida cotidiana dos personagens que ele proporcionou. Este livro também estabelece as bases para o próximo livro, sugerindo uma série de histórias que podem ser tratadas tanto no próximo como em outros que por ventura sejam escritos. A mais intrigante dessas tramas potenciais está relacionada a Cassian e Nestha. Os eventos do último livro deixam claro que os dois ainda têm sentimentos um pelo outro, o que vamos comprovar com o livro “Corte de Chamas Prateadas”. Outra possível trama é um triângulo amoroso de Lucien, Azriel e Elain (NÃO!!!!! NÃO !!!!!!!). Pa...

A Biblioteca Invisível - Genevieve Cogman

A Biblioteca Invisível é o que gosto de chamar de uma alegre leitura de domingo, um daqueles livros que posso pegar no meu café da manhã e ler em um único dia. Situada em um mundo de Terras alternativas, existe uma biblioteca entre mundos, sendo sua função coletar livros dos diversos mundos para manter o equilíbrio entre eles (Caos X Ordem). O caos é representado pelos Feéricos e a Ordem pelos Dragões.  Os funcionários da Biblioteca, chamados Bibliotecários, passam suas vidas sobrenaturalmente longas (dentro da Biblioteca o tempo não corre) vasculhando estes mundos em busca de cópias de livros que possam existir apenas num mundo, ou livros que sejam inerentemente importantes para determinado mundo alternativo, ou diferentes variações de livros.  No primeiro livro da série, a história gira em torno da bibliotecária Irene, que é enviada em uma missão para recuperar um livro único em um mundo infectado pelo Caos. No entanto, parece que não é só a Biblioteca que quer este livro, o...

“A Mais Bela de todas: A história da Rainha Má” - Serena Valentino

“A Mais Bela de todas: A história da Rainha Má” é um romance de Serena Valentino que conta a história da grande vilã de conto de fadas, a Rainha Má da Branca de Neve. O romance começa com o encontro da rainha Má com o Rei, pai da Branca de Neve, seu casamento e a relação entre a Rainha e Branca de Neve. A história apresenta o declínio da Rainha às trevas, sua obsessão pela beleza e sua transformação na governante perversa que conhecemos da história original. Ao longo do caminho, o livro apresenta vários elementos e personagens mágicos que moldam a jornada da Rainha. Embora não seja o foco principal, a presença da Branca de Neve é sentida ao longo da história como o catalisador para as ações da Rainha. É apresentado o Espelho Mágico, um artefato que desempenha um papel crucial na busca da Rainha por beleza e poder e explica quem é o homem por detrás do espelho. Apesar do livro seja inspirado no conto de fadas da Branca de Neve, ele diverge significativamente ao fornece...