As histórias contadas em "Os Filhos de Húrin" foram escritas por J.R.R.Tolkien em diversas versões, sendo contadas também nos livros "Silmarillion" e "Contos Inacabados". A publicação se deu após o falecimento do autor e organizada pelo seu filho, Christopher Tolkien, que as sintetizou em única obra, apresentando-as em ordem cronológica dos acontecimentos narrados.
Os fatos se passam muito antes de "O Senhor dos Anéis". Para ter certa noção, um dos personagens, Tuor, primo de Túrin, é avô de Elrond, de Valfenda.
O livro narra a história da família de Húrin, um dos maiores heróis humanos da primeira era da Terra Média, durante a Quarta Grande Guerra de Beleriand, quando deixa Túrin, o herdeiro, aos cuidados da mãe. Húrin, sobrevive à batalha, mas não retorna para casa. Ele é capturado por Morgoth e uma maldição é lançada em sua família. A história também conta a “perseguição” de Morgoth aos filos Húrin, Túrin e Niënor. Assim começa a história dos irmãos, os seus caminhos e suas lutas para conseguir escapar da maldição e da perseguição de Morgoth.
Não é uma leitura fácil e sugiro a leitura do livro "Silmarillion" antes deste livro, para conhecer um pouco sobre a primeira era da Terra Média e sobre Morgoth, "professor" de Sauron. O livro tem uma narrativa sombria e trágica, diferente dos livros "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis".
Sigam-nos no Instagram @livrofilos
Comentários
Postar um comentário