Pular para o conteúdo principal

1808 - Laurentino Gomes

 O livro conta à história de D. João VI, que sendo ameaçado pelas invasões de Napoleão Bonaparte, por não ter cumprido o Bloqueio Continental com a Inglaterra, foge para a sua maior colônia na época, o Brasil, para onde a Família Real transferiu a sede do governo Português.

Em 1807, Napoleão Bonaparte era o senhor absoluto da Europa. Seus exércitos tinham destronado reis e rainhas do continente europeu, numa sucessão de vitórias brilhantes e surpreendentes. Só não haviam conseguido dominar a Inglaterra. Napoleão resolveu tentar a Guerra Econômica, decretando o bloqueio continental, uma medida que previa o fechamento dos portos dos Estados Europeus aos produtos britânicos. Suas ordens foram obedecidas por todos os países, exceto Portugal.

D. João VI, rei de Portugal tinha duas opções a escolher: a primeira era ceder às pressões de Napoleão e aderir ao bloqueio continental; a segunda, aceitar a oferta dos ingleses e embarcar juntamente com sua corte para o Brasil. Caso aderisse à proposta de Napoleão, os ingleses não somente bombardeariam e sequestrariam a frota portuguesa como muito provavelmente tomariam suas colônias ultramarinas.

Assim, o monarca decidiu fugir para o Brasil trazendo toda a família real, com a maior parte da nobreza, os tesouros e todo o aparato do Estado, sob a proteção da Marinha Britânica.

Até então, o Brasil era monopólio dos portugueses, mas antes de partir para o Rio de Janeiro, Dom João acabou com o Pacto Colonial, que consistia em o Brasil fazer comércio apenas com Portugal. Com o fim do pacto, os portos de Salvador foram abertos para o comércio de todas as nações amigas de Portugal, especialmente a Inglaterra.

Após a chegada da Coroa, em “1808”, o país começou a passar por grandes mudanças, pois estimulou o povoamento e a exploração das riquezas da colônia. Dom João criou o Banco do Brasil, a Imprensa Régia e o Jardim Botânico.

Durante os treze anos que Dom João VI ficou no Brasil, a população que ficou abandonada em Portugal sofria com a fome. Tanto que entre 1807 e 1814, o país perdeu uma quantidade enorme de habitantes, cerca de meio milhão de habitantes, devido à fome e a guerra.

população portuguesa se revoltou contra o abandono da Coroa Portuguesa e se rebelou contra o domínio inglês e exigiam o retorno de Dom João VI.

Com medo de perder Portugal, Dom João retorna a Lisboa e deixa o Brasil sob o comando do seu filho, o príncipe Dom Pedro.

O livro “1808” apresenta uma leitura mais leve e agradável, diferente de outras obras acadêmicas. Ele já se mostra diferente em seu subtítulo: "Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil"

Recomendo a leitura. Vale lembrar que "Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Chama de Ferro - Rebecca Yarros

    "Chama de Ferro" é o segundo livro da série " Quarta Asa", continuando a emocionante jornada de Violet Sorrengail e seu amor, Xaden Riorson, em um mundo repleto de magia, dragões e intrigas políticas. Após os eventos do primeiro livro, Violet deve enfrentar novos desafios e descobrir mais sobre seu potencial enquanto lida com as consequências de suas escolhas. A narrativa mantém um ritmo eletrizante, entrelaçando momentos de ação e desenvolvimento emocional, fazendo com que os leitores se sintam cada vez mais imersos na história. Os personagens continuam a se aprofundar, especialmente Violet e Xaden. Violet é uma jovem corajosa e resiliente, que se torna cada vez mais forte à medida que enfrenta os perigos da Academia de Dragões e os conflitos que surgem em seu caminho. Xaden, por outro lado, é um líder natural, carismático e complexo, lidando com seu passado sombrio e sua determinação em proteger Violet. O relacionamento entre os dois se torna mais profundo e inten...

    Quarta Asa - Rebecca Yarros

    "Quarta Asa" é uma obra de fantasia envolvente que se passa em um mundo repleto de dragões, magia e um intenso conflito político. A trama gira em torno de Violet Sorrengail, uma jovem que, após a morte de seu pai, se vê forçada a entrar na Academia de Dragões, onde as tensões entre os estudantes e as expectativas sociais são altas. A história é marcada por um equilíbrio entre ação, romance e o desenvolvimento da identidade de Violet em um universo hostil, mas cheio de possibilidades. Os personagens são bem elaborados, destacando-se Violet e Xaden Riorson. Violet é determinada e corajosa, enfrentando não apenas os desafios da academia, mas também os preconceitos que a cercam. Sua evolução ao longo da história é inspiradora, enquanto ela aprende a se impor e a lutar por seus ideais. Xaden, por sua vez, é um personagem enigmático e forte, com uma presença marcante. Ele carrega um passado sombrio e um profundo senso de lealdade, o que o torna uma figura complexa e intrigante. A q...

    Sem Fôlego - Brian Selznick

    Quando você pegar “Sem Fôlego”, de Brian Selznick (A invenção de Hugo Cabret), certifique-se de ter várias horas para lê-lo, porque você não vai querer largá-lo até terminar. Você dirá a si mesmo: "Vou parar assim que chegar ao final do capítulo de Ben". Mas então o capítulo de Ben se abrirá em uma montagem dos desenhos de Rose, silenciosamente intercalados com suas palavras. As ações nas duas histórias se espelham perfeitamente. Por exemplo, em 1927, Rose assiste a um filme mudo em que uma mulher é pega em uma tempestade e, assim que um raio pisca na tela, a ação volta para Ben em 1977, onde um raio acaba de derrubar a energia.   Algumas páginas depois, Ben é atingido por um raio e perde a audição, enquanto, ao mesmo tempo, Rose descobre que seus amados filmes mudos estão prestes a ser substituídos por "filmes falados" que, por ter nascida surda, não será capaz de entender. Antes que você perceba, você terá virado duas dúzias de páginas e não conseguirá parar. Be...