A Executiva de Operações Especiais (Special Operations Executive, SOE), por vezes referida como "Baker Street Irregulars", foi uma organização britânica durante o período da Segunda Guerra Mundial. Foi oficialmente criada pelo primeiro-ministro Winston Churchill e pelo Ministro da Economia de Guerra Hugh Dalton, em 22 de julho de 1940. Sua missão era encorajar e facilitar a espionagem e a sabotagem atrás das linhas inimigas, e servir como núcleo das Unidades Auxiliares, um movimento de resistência contra a possível invasão do Reino Unido pela Alemanha Nazista. Também era conhecida como "Secret Churchill's Army".
A SOE controlou ou empregou diretamente um pouco mais de 13 mil pessoas e apoiou ou forneceu cerca de um milhão de agentes de campo em todo o mundo. Cerca de 3.200 seram mulheres. Embora inicialmente fossem consideradas apenas como mensageiras no campo ou como operadoras sem fio ou equipe administrativa na Grã-Bretanha, as enviadas a campo eram treinadas para usar armas e em combate desarmado.
As Agentes Secretas de Paris, de Pam Jenoff, é um romance histórico de investigação, que se passa na época da Segunda Guerra Mundial e conta a história dessas agentes secretas da SOE.
Tudo começa quando Grace encontra uma mala em uma estação de trem com fotos de mulheres de uniforme: pareciam ter algo a ver com a guerra que havia terminado há pouco. Ela então resolve entender quem são as mulheres e encontrar a dona da mala. Enquanto isso, acompanhamos Eleanor e Marie nos tempos da guerra: a chefe e a agente de uma operação britânica para ajudar a resistência francesa contra os alemães, pouco antes da invasão do Dia D. O legal é que este grupo da operação era só de mulheres, operadoras de rádio, treinadas para ajudarem em campo.
A autora se inspirou em fatos e pessoas reais, ao ler você poderá achar diversas semelhanças entre as personagens e algumas mulheres que fizeram história no SOE, podendo citar Krystyna Skarbek, Nancy Wake, Andrée Borrel, Cecile Pearl Witherington, Virginia Hall, , Odette Hallowes ou Violette Szabo.
As Agentes Secretas de Paris é um livro que, apesar de uma temática mais intensa, apresenta uma narrativa leve e delicada, nos fazendo enxergar, mesmo através da ficção, um outro lado da história durante a Guerra.
Comentários
Postar um comentário