Pular para o conteúdo principal

As agentes secretas de Paris - Pam Jenoff

 A Executiva de Operações Especiais (Special Operations Executive, SOE), por vezes referida como "Baker Street Irregulars", foi uma organização britânica durante o período da Segunda Guerra Mundial. Foi oficialmente criada pelo primeiro-ministro Winston Churchill e pelo Ministro da Economia de Guerra Hugh Dalton, em 22 de julho de 1940. Sua missão era encorajar e facilitar a espionagem e a sabotagem atrás das linhas inimigas, e servir como núcleo das Unidades Auxiliares, um movimento de resistência contra a possível invasão do Reino Unido pela Alemanha Nazista. Também era conhecida como "Secret Churchill's Army".

A SOE controlou ou empregou diretamente um pouco mais de 13 mil pessoas e apoiou ou forneceu cerca de um milhão de agentes de campo em todo o mundo. Cerca de 3.200 seram mulheres. Embora inicialmente fossem consideradas apenas como mensageiras no campo ou como operadoras sem fio ou equipe administrativa na Grã-Bretanha, as enviadas a campo eram treinadas para usar armas e em combate desarmado.

As Agentes Secretas de Paris, de Pam Jenoff, é um romance histórico de investigação, que se passa na época da Segunda Guerra Mundial e conta a história dessas agentes secretas da SOE.

Tudo começa quando Grace encontra uma mala em uma estação de trem com fotos de mulheres de uniforme: pareciam ter algo a ver com a guerra que havia terminado há pouco. Ela então resolve entender quem são as mulheres e encontrar a dona da mala. Enquanto isso, acompanhamos Eleanor e Marie nos tempos da guerra: a chefe e a agente de uma operação britânica para ajudar a resistência francesa contra os alemães, pouco antes da invasão do Dia D. O legal é que este grupo da operação era só de mulheres, operadoras de rádio, treinadas para ajudarem em campo.

A autora se inspirou em fatos e pessoas reais, ao ler você poderá achar diversas semelhanças entre as personagens e algumas mulheres que fizeram história no SOE, podendo citar Krystyna Skarbek, Nancy Wake, Andrée Borrel, Cecile Pearl Witherington, Virginia Hall, , Odette Hallowes ou Violette Szabo.

As Agentes Secretas de Paris é um livro que, apesar de uma temática mais intensa, apresenta uma narrativa leve e delicada, nos fazendo enxergar, mesmo através da ficção, um outro lado da história durante a Guerra.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chama de Ferro - Rebecca Yarros

"Chama de Ferro" é o segundo livro da série " Quarta Asa", continuando a emocionante jornada de Violet Sorrengail e seu amor, Xaden Riorson, em um mundo repleto de magia, dragões e intrigas políticas. Após os eventos do primeiro livro, Violet deve enfrentar novos desafios e descobrir mais sobre seu potencial enquanto lida com as consequências de suas escolhas. A narrativa mantém um ritmo eletrizante, entrelaçando momentos de ação e desenvolvimento emocional, fazendo com que os leitores se sintam cada vez mais imersos na história. Os personagens continuam a se aprofundar, especialmente Violet e Xaden. Violet é uma jovem corajosa e resiliente, que se torna cada vez mais forte à medida que enfrenta os perigos da Academia de Dragões e os conflitos que surgem em seu caminho. Xaden, por outro lado, é um líder natural, carismático e complexo, lidando com seu passado sombrio e sua determinação em proteger Violet. O relacionamento entre os dois se torna mais profundo e inten...

Quarta Asa - Rebecca Yarros

"Quarta Asa" é uma obra de fantasia envolvente que se passa em um mundo repleto de dragões, magia e um intenso conflito político. A trama gira em torno de Violet Sorrengail, uma jovem que, após a morte de seu pai, se vê forçada a entrar na Academia de Dragões, onde as tensões entre os estudantes e as expectativas sociais são altas. A história é marcada por um equilíbrio entre ação, romance e o desenvolvimento da identidade de Violet em um universo hostil, mas cheio de possibilidades. Os personagens são bem elaborados, destacando-se Violet e Xaden Riorson. Violet é determinada e corajosa, enfrentando não apenas os desafios da academia, mas também os preconceitos que a cercam. Sua evolução ao longo da história é inspiradora, enquanto ela aprende a se impor e a lutar por seus ideais. Xaden, por sua vez, é um personagem enigmático e forte, com uma presença marcante. Ele carrega um passado sombrio e um profundo senso de lealdade, o que o torna uma figura complexa e intrigante. A q...

Sem Fôlego - Brian Selznick

Quando você pegar “Sem Fôlego”, de Brian Selznick (A invenção de Hugo Cabret), certifique-se de ter várias horas para lê-lo, porque você não vai querer largá-lo até terminar. Você dirá a si mesmo: "Vou parar assim que chegar ao final do capítulo de Ben". Mas então o capítulo de Ben se abrirá em uma montagem dos desenhos de Rose, silenciosamente intercalados com suas palavras. As ações nas duas histórias se espelham perfeitamente. Por exemplo, em 1927, Rose assiste a um filme mudo em que uma mulher é pega em uma tempestade e, assim que um raio pisca na tela, a ação volta para Ben em 1977, onde um raio acaba de derrubar a energia.   Algumas páginas depois, Ben é atingido por um raio e perde a audição, enquanto, ao mesmo tempo, Rose descobre que seus amados filmes mudos estão prestes a ser substituídos por "filmes falados" que, por ter nascida surda, não será capaz de entender. Antes que você perceba, você terá virado duas dúzias de páginas e não conseguirá parar. Be...